Percurso de navegação

Sabia que...

...a União Europeia fez baixar os preços das chamadas de telefone e dos bilhetes de avião, porque o mercado comum e a moeda única reduzem os preços e aumentam a escolha? A União Europeia é um « mercado único» em que a concorrência faz descer os preços e subir a qualidade. A União Europeia criou o euro que é usado em 13 países. O euro proporciona estabilidade às empresas e facilita a comparação dos preços.

Commission civil service

Dar resposta às perguntas dos cidadãos

A Comissão Europeia considera que é muito importante responder às perguntas dos cidadãos.Independentemente do sítio da União Europeia onde se encontrem, os cidadãos podem telefonar para o nosso número gratuito ou enviar uma mensagem electrónica à equipa do EUROPE DIRECT. A Sandra faz parte dessa equipa.

A Sandra nasceu em 1996 em Siersdorf, uma povoação alemã perto de Aachen. Faz parte da equipa do EUROPE DIRECT da Direcção-Geral da Comunicação que todos os anos responde às mais de 100 000 perguntas de cidadãos europeus feitas por telefone ou por via electrónica.

Sandra

Após estudos que a prepararam para ocupar um lugar de assistente de direcção multilingue, a intenção da Sandra era trabalhar em Bruxelas durante um ano e, em seguida, atravessar o oceano Atlântico em direcção aos Estados Unidos.Mas as coisas não se passaram assim.Sandra entrou para a Comissão Europeia em 1988 e trabalhou como secretária em várias Direcções-Gerais, voltou a Aachen para seguir estudos de economia e regressou à Comissão para um lugar de assistente na Direcção-Geral da Educação e da Cultura onde trabalhou na aplicação do programa no domínio da formação Leonardo da Vinci. Após mais quatro anos em Bruxelas, Sandra regressou novamente à Alemanha, desta vez para ocupar um posto na Representação da Comissão Europeia em Bona e, seguidamente, em Berlim, quando esta cidade se tornou a capital do país e a Representação da Comissão Europeia se transferiu para a mesma.Esta foi a primeira experiência de trabalho da Sandra no seu país de origem e, até certo ponto, constituiu um choque cultural.

«Parte do meu trabalho era organizar os programas para as visitas dos Comissários, o que implicava toda uma série de contactos com funcionários dos ministérios alemães. Fiquei por vezes surpreendida pelo estilo formal e hierárquico do trabalho nos ministérios quando comparado com a atmosfera mais descontraída que tinha conhecido na Comissão Europeia».

Voltou para Bruxelas em 2007 e entrou para a equipa do EUROPE DIRECT, que dá informações e responde a perguntas sobre a União Europeia nas 23 línguas oficiais. Os cidadãos podem utilizar um número de telefone gratuito (00800 6 7 8 9 10 11) em qualquer ponto da União Europeia, enviar uma mensagem electrónica ou participar num chat em linha com um membro da equipa do EUROPE DIRECT. O centro de contacto do EUROPE DIRECT dá resposta à maior parte dos pedidos, mas as questões politicamente mais sensíveis ou complexas são reencaminhadas para a Sandra e os seus colegas na Direcção-Geral da Comunicação.

«Temos muitas vezes de responder a perguntas difíceis que nos obrigam a recolher elementos em vários serviços da Comissão Europeia.Ficamos sempre satisfeitos quando conseguimos encontrar a resposta correcta.Aprendi muito!A interacção com o público também é muito gratificante».

Sandra também aprecia o facto de poder trabalhar a tempo parcial e de estar mais disponível para os seus filhos de três e cinco anos.«Quando fiz a entrevista, disse aos meus colegas que tinha filhos pequenos.A resposta foi: É claro que deves poder combinar a tua vida familiar e a tua vida profissional!» "

Commission civil service