Percurso de navegação

O que fazemos

A Comissão Europeia é o órgão executivo da União Europeia (UE).
O seu papel corresponde, grosso modo, ao do governo e dos ministérios de um país, embora a UE não seja directamente comparável a um Estado nem a qualquer organismo.

A Comissão desempenha quatro funções distintas mas igualmente importantes:

  1. elaborar e apresentar propostas legislativas ao Parlamento Europeu e ao Conselho para debate e deliberação;
  2. assegurar a gestão quotidiana da vasta gama de actividades da UE (que vão da agricultura e segurança dos alimentos à defesa dos consumidores face a empresas sem escrúpulos).
  3. garantir que os textos legislativos adoptados pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu sejam aplicados de forma correcta e equitativa em todos os países da UE (em conjunto com o Tribunal de Justiça)
  4. representar a União Europeia ao nível internacional, incumbindo-lhe, por exemplo, negociar acordos entre a UE e países terceiros.

Ou seja, estamos envolvidos, de uma forma ou de outra, em tudo o que a UE faz.Quando, nos anos cinquenta, se lançaram as bases do que viria a ser a União Europeia, os Estados‑Membros centraram a sua acção na cooperação em matéria comercial e económica.
Todavia, hoje em dia, a União Europeia ocupa se de muitos assuntos que afectam directamente as nossas vidas e o nosso quotidiano, como os direitos dos cidadãos, a defesa da liberdade, da segurança e da justiça, a criação de emprego, o desenvolvimento, a protecção ambiental e os desafios da mundialização

Commission civil service