Planos de gestão e relatórios de atividade dos serviços

Os planos estratégicos plurianuais estabelecem a estratégia e os objetivos de longo prazo dos serviços da Comissão, enquanto os planos de gestão definem as principais ações e resultados a atingir no ano seguinte. Os relatórios de atividade descrevem a forma como os objetivos fixados no ano anterior foram atingidos e enumeram os recursos utilizados.

Planos estratégicos 2016-2020

Os planos estratégicos dos serviços são elaborados em torno dos objetivos gerais da Comissão e dos objetivos específicos dos serviços.

Os objetivos gerais têm por base as 10 prioridades políticas da Comissão Juncker e apoiam-se em indicadores de impacto que medem os progressos na sua consecução. Todos os serviços devem indicar claramente as prioridades políticas para as quais contribuem e de que forma o fazem.

Os objetivos específicos são metas definidas para cada Direção-Geral. Estes objetivos específicos são acompanhados de indicadores de resultados, marcos e metas de forma a que seja possível medir e dar conta dos progressos de cada serviço para atingir os seus objetivos específicos.

Planos de gestão

Todos os anos, cada serviço da Comissão elabora um plano de gestão que define as principais ações e resultados para o ano seguinte e a forma como estas ações contribuirão para a realização dos objetivos definidos, tendo em conta:

Os planos estratégicos e os planos de gestão visam:

  • ajudar os serviços da Comissão a alinhar os seus objetivos específicos pelos objetivos políticos gerais da Comissão
  • planear e gerir atividades com vista a atingir os objetivos fixados, utilizando os recursos de forma eficaz
  • definir indicadores de desempenho para acompanhar os progressos ao longo do ano
  • identificar os principais riscos que podem influenciar a realização dos objetivos e propor formas de lhes fazer frente
  • constituir uma base para a comunicação dos resultados no relatório anual de atividade
  • traçar conclusões a partir das ilações retiradas de experiências anteriores

Relatórios anuais de atividade

Os relatórios de atividade permitem à Comissão avaliar o desempenho dos seus serviços a nível da gestão dos recursos e da realização dos objetivos.

Os relatórios de atividade:

  • descrevem a forma como as principais atividades e objetivos políticos foram realizados, bem como os recursos correspondentes utilizados
  • incidem sobre todos os aspetos da gestão
  • contêm uma declaração de fiabilidade dos chefes dos serviços (Diretores-Gerais), que atesta a legalidade e correção de todas as operações financeiras realizadas sob a sua responsabilidade

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 
Ver também
  • Documentos fundamentais
  • Planos de gestão e relatórios anuais de atividades dos serviços da Comissão (Direções-Gerais) para 2015 English (en)
Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?