This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Renovação da Europa – Presidente Durão Barroso no Dia da Europa

© EU

No dia da Europa, o 62.º aniversário da Declaração Schuman e do início da integração europeia, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, participou no WDR Europaforum 2012, um evento tradicional, que se reúne pela 15.ª vez, e que congrega anualmente figuras eminentes do público europeu para debater questões importantes da agenda europeia.

Depois, falou sobre os valores europeus num evento convivial do Partido Popular Europeu. À tarde, o Presidente esteve presente na Conferência do Estado da União em Florença, Itália. No seu discurso, que concluiu o primeiro dia do evento, afirmou: "Numa altura em que o chamado declínio da Europa é amplamente debatido na Europa e fora dela, este é o lugar adequado para lembrar que declínio e renovação são dois dos maiores e mais interligados temas da nossa cultura e história europeias. E a União Europeia tem conseguido sempre lidar com as crises e sair das mesmas mais forte e mais unida."

O Presidente continuou, afirmando: "Estamos a construir o caminho para sair da crise ao mesmo tempo que desenvolvemos uma economia social de mercado sustentável, inclusiva, justa e competitiva para a Europa do século XXI. A Comissão abordou logo desde o início todas as questões que dominaram a agenda europeia ao longo dos últimos dois anos – desde a melhor governação económica e regulação dos mercados financeiros, à supervisão das políticas fiscais; da estratégia Europa 2020 para o crescimento e o emprego às nossas propostas para 2014-2020."

Conclui referindo aspetos vitais concretos que podem impulsionar o crescimento na Europa – a conclusão do mercado único, tirar o máximo proveito do comércio global (em vez de ceder à tentação de fechar as portas) e investimentos direcionados, como através do Mecanismo para a Interligação na Europa ou das obrigações a favor de projetos, ambas iniciativas propostas pela Comissão. Fez um apelo aos Estados-Membros e a todos os principais parceiros europeus para acelerarem a implementação a fim evitar desfasamentos e usar todo o potencial das iniciativas que foram apresentadas.

Ver o vídeo da conferência do Estado da União em Florença

Ler o discurso completo da conferência do Estado da União

Ver as filmagens à saída da conferência com o Presidente Durão Barroso em Florença

Ver o vídeo do WDR Europaforum