This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

9.ª Reunião Ásia-Europa: a Europa é um parceiro comprometido da Ásia

President Barroso at the ASEM (c) EU

"A mensagem que queremos transmitir nesta reunião é muito clara: a Europa é um parceiro asiático comprometido e queremos estar ainda mais presentes nesta parte do mundo," disse o Presidente Durão Barroso na conferência de imprensa dada depois da 9.ª Reunião Ásia-Europa.

"Nestes dois dias tivemos a oportunidade de debater o desenvolvimento desta interdependência de uma forma vantajosa para ambas as partes, para as nossas regiões e para o resto do mundo," continuou o Presidente.

Os dirigentes debateram a situação económica e financeira e como somente uma abordagem integrada por parte da Europa e da Ásia, assim como de outras economias importantes, pode restabelecer o crescimento sólido, sustentável e equilibrado.

Contudo, a economia é somente uma dimensão da parceria Europa-Ásia e o Presidente Durão Barroso expressou a sua satisfação por esta cimeira ter permitido aos líderes abordar também questões mundiais importantes, como as alterações climáticas e a economia verde.

"Ambos enfrentamos o desafio de assegurar um crescimento sustentável e inclusivo... A degradação ambiental não é sustentável, a desigualdade e a pobreza extrema não são sustentáveis. Sobre isto, reafirmamos o nosso compromisso com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e de trabalharmos juntos no acompanhamento da Cimeira Rio+20 e na preparação da Conferência sobre as alterações climáticas, em Doha."

Concluiu encorajando os países da ASEAN no sentido de uma maior integração na região que é também uma base importante para aprofundar o diálogo inter-regional, como a Reunião Ásia-Europa.

9.ª Reunião Ásia-Europa (ASEM): Cerimônia de Abertura

No seu discurso de abertura o Presidente Durão Barroso sublinhou o papel central das relações Europa-Ásia no mundo atual e a importância de abordar os desafios mundiais em conjunto.

"Representamos metade da população mundial, mais de metade do PIB mundial e 55% do comércio mundial… Mas, mais importante do que as estatísticas e os números, é a vontade política comum para abordar em conjunto os desafios atuais. Esta relação é de facto fundamental para a prosperidade e a segurança mundiais," disse o Presidente Durão Barroso.

Recordou o papel crucial da Europa no recente desenvolvimento da Ásia, tanto através de parcerias comerciais, como através da ajuda ao desenvolvimento direcionada para as pessoas mais pobres na região. Encorajou também uma abordagem conjunta aos desafios comuns; "alcançar o desenvolvimento sustentável num planeta de recursos finitos é um desafio que só podemos abordar em conjunto," disse.

Continuou, afirmando: "A União Europeia está a desenvolver uma estrutura sólida para as relações com a Ásia, baseada em três pilares: os Acordos de Parceria, para debater e cooperar em questões específicas de interesse comum, desde políticas à ciência, cultura e assuntos sociais; os Acordos de Comércio Livre para aumentar a prosperidade através de uma maior abertura das nossas economias; e a cooperação multilateral, onde este fórum, a Reunião Ásia-Europa, é o principal exemplo."

Antecedentes

A Cimeira ASEM9 reúne 51 parceiros da ASEM da Europa e da Ásia. A Noruega, a Suíça e o Bangladeche estarão presentes pela primeira vez. As conversações de dois dias vão centrar-se nas questões económicas, financeiras, mundiais e regionais, e na cooperação social e cultural, assim como na direção futura da ASEM e das relações Ásia-Europa.

Mais antecedentes sobre a ASEM9

Read the President's statement following the summit

Ver o vídeo do discurso de abertura

Ver o vídeo da conferência de imprensa dada depois da reunião

Watch the video of the 9th Asia/Europe Summit with the participation of José Manuel Barroso