This site has been archived on (2014/11/01)
01/11/14

Percurso de navegação

Presidente Durão Barroso propõe união bancária

© EU

Num debate no Centro de Política Europeia, o Presidente Durão Barroso apelou a uma união bancária como o primeiro elemento fundamental para aprofundar a união económica e monetária. "É agora necessário um grande salto em frente," disse o Presidente.

Assistimos hoje a um círculo vicioso estabelecido na Europa quando bancos em dificuldades deixam de emprestar à economia, fazendo com que a mesma abrande, e precisam de serem resgatados com dinheiro dos contribuintes. Isto impõe um fardo adicional aos países e aos seus orçamentos. "Podemos quebrar agora este círculo negativo se formos suficientemente ousados para criar um quadro financeiro forte e integrado," disse o Presidente. Acrescentou que este quadro deve incluir regras únicas, uma supervisão bancária europeia única, um seguro de depósitos comum e um quadro de resolução.

"O nosso ponto de partida devem ser os 27 Estados-Membros. Mas temos de reconhecer que alguns países têm a opção de exclusão. Estas exclusões devem ser tidas em consideração na futura estrutura. Mas devem continuar a ser exceções, não a regra. Aqueles que desejam avançar devem ser capazes de o fazer," disse o Presidente.

Também lembrou as propostas que a Comissão Europeia já apesentou para a união bancária, nomeadamente sobre os requisitos de capital e a resolução bancária comum, e descreveu os conceitos propostos da união política e fiscal como o segundo e o terceiro elementos fundamentais para uma verdadeira União Económica e Monetária.

"Não devem existir dúvidas de que esta crise é a maior ameaça a tudo o que conseguimos alcançar ao longo de 60 anos de construção europeia. Perante esta realidade sombria, ficar parado não é uma opção. É agora necessário um grande salto em frente. Poderá não ser simples. É necessária ambição, visão e determinação para promulgar reformas de longo alcance. Mas acredito que isto é o melhor e, de facto, a única forma de progredirmos que pode proporcionar aos nossos cidadãos prosperidade, às nossas empresas oportunidades e aos nossos jovens o futuro que todos merecem," conclui o Presidente.

Click the image below to read "Building blocks for deeper integration"

 

Building blocks for deeper integration - Flipbook

What the Commission brings to the European Council

Report: "Towards a genuine economic and monetary union"

Read the introductory speech

Read more about what the Commission proposes for a banking union

Read more about what the Commission proposes for a fiscal union

Read more on what the Commission proposes for growth

VIDEO: Extracts from President's introductory speech

VIDEO: Whole debate including full Q&A session

VIDEO: President on banking union

VIDEO: President on timing towards banking union

VIDEO: President on need for unity vs different paces towards reaching the full EMU