O novo Director-Geral do OLAF promete lutar eficazmente contra a fraude na UE

OLAF /11/02 Bruxelas, 14 de Fevereiro de 2011

O novo Director-Geral do Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF), Giovanni Kessler, foi hoje investido nas suas funções.
«É uma honra para mim assumir hoje as minhas funções no OLAF. Num contexto em que a Europa se debate com cortes orçamentais e pacotes de austeridade, a missão do OLAF de luta contra a fraude e protecção dos interesses financeiros da UE é mais importante do que nunca. Por conseguinte, envidarei todos os esforços para proceder a uma gestão eficaz do OLAF, ao mesmo tempo que procurarei salvaguardar a sua independência de funcionamento. Também tenciono manter uma colaboração estreita com a Comissão Europeia, o Parlamento e os Estados Membros e desempenhar um papel activo no processo de reforma previsto no Tratado de Lisboa», declarou Giovanni Kessler.

Giovanni Kessler dirige uma Direcção-Geral constituída por quatro Direcções e cerca de 500 efectivos, com um orçamento de aproximadamente 50 milhões de EUR. Na qualidade de Director-Geral do OLAF, são da sua plena responsabilidade os inquéritos administrativos independentes realizados por este organismo. Giovanni Kessler irá também assegurar o papel do Organismo Europeu de Luta Antifraude no apoio aos Estados-Membros através da organização de uma cooperação estreita e regular entre as respectivas autoridades competentes, a fim de coordenar acções que procuram proteger o orçamento da UE contra a fraude. Por último, incumbirá a Giovanni Kessler contribuir para a estratégia antifraude da Comissão.

Giovanni Kessler, de 54 anos, já ocupou o cargo de Alto-Comissário italiano para a luta contra a contrafacção e foi magistrado do Ministério Público.Antes de chegar ao OLAF, foi Presidente da Assembleia Legislativa da Província Autónoma de Trento e Presidente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa (CALRE), tendo agora abdicado de todas as funções anteriores.

Para mais informações sobre Giovanni Kessler, consultar o seguinte endereço:
http://ec.europa.eu/dgs/olaf/directory/director_general/Kessler-pt.html

OLAF

A missão do OLAF (Organismo Europeu de Luta Antifraude) consiste em proteger os interesses financeiros da União Europeia, combater a fraude, a corrupção e qualquer outra actividade ilegal, incluindo faltas profissionais graves no seio das instituições europeias. Apesar de fazer parte da Comissão Europeia, o OLAF mantém a independência no desempenho das suas funções operacionais e de investigação.

Pavel BOĊ˜KOVEC
Chefe da Unidade Porta-voz, Comunicação, Relações Públicas
Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF)
Rue Joseph II, 30 B-1049 Brussels (Belgium)
Phone: +32 2 296 72 00
Fax: +32 2 2998101
E-mail: olaf-press@ec.europa.eu

Print versionDecrease textIncrease text
Calendário de eventos
Última atualização:02/05/2012