A Europa e a América Latina lutam juntas contra a fraude

OLAF/10/13 Bruxelas, 29 de Outubro de 2010

1 e da Europa. Os participantes chegaram a acordo sobre a necessidade de reforçar a cooperação entre os serviços nacionais e internacionais responsáveis pela gestão e protecção dos fundos públicos.

Entre 2007 e 2013, a União Europeia gastará 2,5 mil milhões de EUR na América Latina para reduzir a pobreza, consolidar a boa governação e reforçar a cooperação económica. Cabe aos países beneficiários assegurarem a utilização correcta destes fundos de ajuda, em estreita colaboração com os serviços da Comissão da UE, bem como o OLAF quando se trata de fraude, corrupção ou de outras irregularidades graves. A este respeito, o OLAF está a tentar concluir acordos de cooperação com as autoridades nacionais, a fim de prevenir a fraude e levar os seus autores a tribunal.

«A nossa luta contra a fraude deve ser tão internacional quanto a própria fraude. Somos mais fortes quando trabalhamos em conjunto para detectar padrões de fraude, realizar investigações e punir os responsáveis. Esta conferência ajudou a estabelecer relações e a conceber estratégias que nos permitirão fazê-lo», comentou o Director-Geral interino do OLAF, Nicholas Ilett.

Durante a conferência, os participantes partilharam experiências e boas práticas de técnicas eficazes de luta contra a fraude e comprometeram-se a trabalhar de forma proactiva e em conjunto para proteger os fundos públicos. Comprometeram-se igualmente a reforçar os laços com os parceiros nacionais e internacionais a fim de combater a corrupção, aumentar a transparência e promover a boa governação financeira.

Esta cultura de cooperação e de responsabilização tem vindo a ser promovida através de uma série de conferências regionais semelhantes apoiadas pelo OLAF e pelo EuropeAid desde 2007. É a primeira vez que um evento deste tipo se realiza na América Latina.

OLAF

A missão do OLAF (Organismo Europeu de Luta Antifraude) consiste em proteger os interesses financeiros da União Europeia, combater a fraude, a corrupção e qualquer outra actividade ilegal, incluindo faltas profissionais graves no seio das instituições europeias. O OLAF faz parte da Comissão Europeia, mas é independente nas suas funções operacionais e de inquérito, não recebendo instruções de qualquer outra instituição da UE nem de nenhum Governo.

EuropeAid

O Serviço de Cooperação EuropeAid é uma Direcção-Geral (DG) da Comissão Europeia responsável por projectos de ajuda ao desenvolvimento em todo o mundo. A sua principal missão é utilizar os instrumentos de ajuda externa da Comissão Europeia em estreita colaboração com os seus parceiros.

1Estiveram representados 15 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Salvador e Uruguai.

Pavel BOĊ˜KOVEC
Chefe da Unidade Porta-voz, Comunicação, Relações Públicas
Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF)
Rue Joseph II, 30 B-1049 Brussels (Belgium)
Telefone: +32 2 296 72 00
Fax: +32 2 2998101
E-mail: olaf-press@ec.europa.eu

Print versionDecrease textIncrease text
Calendário de eventos
Última atualização:02/05/2012