ADVERTÊNCIA IMPORTANTE - As informações contidas neste sítio Internet estão sujeitas e a uma cláusula de exclusão de responsabilidade e a um aviso relativo ao copyright

esdeenfritpt


CORDIS

Serviço europeu de informação em matéria de
investigação e desenvolvimento tecnológicos

| Índice |

 

Denominação oficial

"CORDIS: sistema electrónico de informação sobre as actividades da Comunidade em matéria de Investigação e Desenvolvimento Tecnológicos (IDT)".

N.B.: CORDIS é o acrónimo de "Community Research and Development Information Service" (Serviço de Informação sobre a Investigação e o Desenvolvimento Comunitários).

 

Referências jurídicas

  • Concurso público (JO S 105 de 3.6.1995 e JO S 116 de 21.6.1995 (rectificativo);

  • CORDIS / Atribuição de contratos (JO C 55 de 24.2.1996).

 

Objectivo

O anúncio de atribuição de contratos CORDIS estipula, como trabalhos específicos, as actividades seguintes:

    Lote 1) recolha de dados e produção de base de dados;

    Lote 2) serviço e assistência ao utilizador.

Assim, CORDIS assegura um serviço de informação centralizado repertoriando todas as actividades de investigação e de desenvolvimentos tecnológicos da União. As fontes de informação CORDIS são múltiplas.

Desta maneira, mais de 21 000 utilizadores registados têm acesso às bases de dados CORDIS em linha e a produtos fora de linha, tais como CD-ROM, catálogos sectoriais ou catálogo anual, CORDIS-Focus e Euroabstracts.

 

Público-alvo / beneficiários

Qualquer organização que deseje participar num programa comunitário de investigação ou que procura parceiros e/ou deseja participar na exploração dos resultados.

De maneira especial, CORDIS destina-se a todos os decisores em matéria de política de investigação, bem como aos investigadores da indústria ou de instituições universitárias, para os pôr ao corrente de programas de investigação, e bem assim das tendências e projectos em curso na União Europeia.

 

Calendário

Os dados são actualizados quotidianamente/semanalmente/de duas em duas semanas.

 

Natureza das actividades

Qualquer actividade comunitária de investigação e de desenvolvimento tecnológicos (IDT) poderá figurar na base de dados CORDIS.

 

Dimensão rural / exemplo de acção no meio rural

O sistema de informação CORDIS pode ser útil a qualquer promotor de projecto, seja qual for a sua zona de origem.

 

Apoio financeiro da União Europeia

O desenvolvimento do sistema de informação foi dotado de um montante total de 20 000 ECUS (para 3 anos).

 

Execução

Pode-se aceder ao serviço CORDIS utilizando uma linha directa de telefone ou uma rede de comunicação de dados de comutação por pacotes (PSDN), ou ainda pela Internet, pelas redes Europanet ou pelo Minitel.

  • PSDN: NUA acesso
    +2704488112 (7 bits)
    +270442125 (8 bits)

  • Internet: Telnet echo.lu

  • Telefone: + 352 420347
    em 300 - 9600 bauds (paridade par, 7 bits, 1 stop)

O acesso aos serviços proporcionados por CORDIS é possível após registo como utilizador no Serviço de Assistência CORDIS. É igualmente possível proceder a esta inscrição através do novo sistema de registo em linha. Pode-se aceder ao serviço,CORDIS World Wide Web na Internet, utilizando um programa de procura (por exemplo, NETSCAPE). Endereço electrónico: http://www.cordis.lu

 

Suportes de comunicação

1) As bases de dados CORDIS cobrem o conjunto dos programas IDT, desde o estado preparatório até à publicação dos seus resultados, passando pelas diferentes etapas da sua execução. O "CORDIS News service", actualizado quotidianamente, contém informações sobre os últimos desenvolvimentos em matéria de investigação comunitária e reagrupa os novos convites para apresentação de propostas e os novos concursos bem como qualquer informação relativa aos progressos e resultados de programas de IDT. A possibilidade da procura de parceiros permite aos utilizadores, por um lado, registar as suas próprias características na base de dados e, por outro, efectuar uma procura de parceiros potenciais. Outras bases de dados reúnem informações sobre as iniciativas da Comissão, os pontos de contacto, as publicações, acrónimos e abreviaturas. (Só está disponível em inglês, francês e alemão ITD-News. Os outros são apenas em inglês).

  • RTD - News (IDT - Notícias);

  • RTD - Acronyms (IDT Acrónimos);

  • RDT - Comdocuments (IDT - Documentos de comunicação);

  • RDT - Programmes (IDT - Programas);

  • RDT - Projects (IDT - Projectos);

  • RDT - Publications (IDT - Publicações);

  • RDT - Results (IDT - Resultados);

  • RDT - Partners (IDT - Parceiros);

  • RTD - Contacts (IDT - Contactos).

2) Os serviços estandardizados CORDIS são acessíveis através da "Common Command Language)" ou do sistema interface baseado em Windows "Watch-CORDIS" de fácil utilização. CORDIS está igualmente disponível em CD-ROM e através de outros de meios tais como boletins, periódicos e cadernos.

  • Watch-Cordis;

  • CD-ROM;

  • Publicações:

    • CORDIS focus (bimensal - EN / FR / DE);
    • CORDIS focus-IDT Resultados (trimestrial - EN);
    • Euroabstracts (bimensal - EN).

3) Recentemente, o serviço CORDIS alargou-se para o servidor CORDIS World Wide Web (WWW) em Internet. Este serviço fornece informações sobre CORDIS e as suas bases de dados e, contém um grande volume de informações sobre os programas de trabalho e os convites para apresentação de propostas.

 

Gabinetes de informação e fontes de informação complementares


European Flag

Comissão
Europeia

Direcçáo-geral
da Agricultura