ADVERTÊNCIA IMPORTANTE - As informações contidas neste sítio Internet estão sujeitas e a uma cláusula de exclusão de responsabilidade e a um aviso relativo ao copyright

esdeenfritpt


Política de Cooperação Internacional

| Indice |

ASIA Invest

Cooperação económica com o Sul e Sudeste da Ásia e China

 

Denominação Oficial

Programa Asia-Invest.

 

Referências Legais

  • Linha de orçamento B7-301
  • Comunicação da Comissão 'Rumo a uma nova estratégia para a Ásia' COM (94) 314 final
  • Convite a candidaturas SCRE/111082/C/G (Asia-INTERPRISE) JO C 150 de 30.5.2000
  • Convite a candidaturas SCRE/111083/C/G (Language and Business Culture familiarisation) JO C 150 de 30.5.2000
  • Convite a candidaturas SCRE/111084/C/G (Technical assistance) JO C 150 de 30.5.2000
  • Convite a candidaturas SCRE/111085/C/G (Market Place Monitoring) JO C 150 de 30.5.2000
  • Convite a candidaturas SCRE/111576/C/G (Business Meeting Programme) JO C 305 de 25.10.2000

 

Objectivo

O programa Asia Invest foi lançado para ajudar os empresários europeus a internacionalizarem as suas estratégias empresariais e facilitar a cooperação entre empresários da União Europeia e Ásia. O Asia Invest atribui ajudas financeiras para apoio à cooperação entre empresas através dos seguintes instrumentos:

  • Um Fundo de Investimento ("Business Priming Fund") dá apoio a grupos de empresas da Europa e Ásia para se prepararem para a cooperação empresarial. Este fundo é composto por três partes:

      1. Market Place Monitoring: estudo de potenciais mercados e estratégias de entrada em sectores específicos nos países asiáticos para grupos empresariais da UE.

      2. Familiarização com a língua e cultura empresarial: cursos de formação e seminários para grupos de empresas da UE e/ou asiáticas permitindo-lhes adquirir competências em línguas e negócios internacionais.

      3. Assistência Técnica: apoio a grupos empresariais de países asiáticos para os preparar à cooperação económica com parceiros da UE.

  • O Asia Investment Facility fornece informação às empresas europeias acerca de oportunidades de investimento nos países asiáticos, através de estudos sectoriais e por país, e para identificar, avaliar e promover oportunidades de mercado orientadas. ("restricted tender procedure")

  • Eventos empresa a empresa permitem contactos directos entre empresários da Europa e Ásia, sob a forma de encontros bilaterais em que cada empresa participante recebe um calendário individual de encontros pré-definidos. São os organismos intermediários da Europa e Ásia, por exemplo, as Câmaras de Comércio, que geralmente dirigem estes eventos.

      1. Asia-INTERPRISE: apoio a eventos destinados a facilitar acordos de cooperação entre PME do mesmo sector de países asiáticos e Estados Membro da UE.

      2. Asia-Partenariat: eventos de maior escala, organizados num país asiático e co-financiados pelo Governo do país anfitrião, oferecendo uma vasta plataforma (que abranja vários sectores) a empresas da UE e aos países asiáticos em questão para discutir projectos de cooperação concretos. Não estão previstos no decorrer do programa mais de 5 deste tipo de eventos.

      3. Encontro empresarial: uma combinação entre Asia-INTERPRISE e Asia-PARTENARIAT desde que estes eventos abranjam três ou quatro sectores de actividade.

 

Beneficiários

Os beneficiários finais do programa Asia Invest são empresas dos 15 Estados Membros da União Europeia e de 18 países do Sul e Sudeste da Ásia: Afeganistão, Bangladesh, Butão, Brunei, Cambodja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Maldivas, Nepal, Paquistão, Filipinas, Singapura, Sri Lanka, Tailândia e Vietname.

 

Actores

Serão atribuídas ajudas financeiras através de convite a candidaturas a organizações não-lucrativas intermediárias que representem empresas para submissão de projectos, por exemplo, Câmaras de Comércio, associações de comércio/indústria, etc., dos Estados Membro da União Europeia ou dos países elegíveis do Sul e Sudeste da Ásia.

O plano de assistência técnica está aberto apenas a organizações asiáticas, enquanto que o plano Market Place Monitoring está apenas disponível a organizações europeias.

 

Calendário

O programa Asia-Invest decorre durante cinco anos (1997- 2002). São publicados no Jornal Oficial das Comunidades Europeias e no web site da Asia-Invest os convites a candidaturas destinados aos dispositivos abaixo referidos.

  • Market Place Monitoring
  • Language and Business Culture Familiarisation
  • Technical Assistance
  • Asia-INTERPRISE
  • Asia-Invest Business Meetings

São seleccionados consultores pela Comissão Europeia para o Asia Investment Facility, utilizando o procedimento do contrato quadro. Asia-Partenaria-ts segue uma decisão conjunta tomada pelas autoridades governamentais da nação anfitriã e pela Comissão Europeia.

 

Medidas elegíveis

  • Market Place Monitoring deve consistir num estudo de um sector particular ou um máximo de três sub-sectores relacionados num ou mais países asiáticos. São elegíveis todos os sectores económicos, incluindo indústria e serviços, que demonstrem interesse mútuo na cooperação empresarial. O projecto deve ser orientado para o mercado e deve envolver um mínimo de 15 empresas.

  • Language and Business Culture Familiarisation deve consistir em projectos de formação que abranjam um de entre um vasto conjunto de tópicos de interesse, por exemplo, "Como fazer negócio", "Como negociar" na Ásia, informação sobre regulamentos e legislação, normas e procedimentos, etc. São aceites todos os sectores económicos, incluindo indústria e serviços, que demonstrem interesse mútuo na cooperação empresarial. O projecto deve ser orientado para o mercado e deve envolver um mínimo de 15 empresas.

  • Os projectos de Assistência Técnica devem de um modo geral tomar a forma de seminários de formação, workshops, etc., concebidos para reforçar as capacidades das empresas e organizações asiáticas. É elegível um vasto conjunto de tópicos, por exemplo, normas e procedimentos, gestão qualitativa, técnicas de produção, saber-fazer tecnológico, etc. As propostas devem ser orientadas para o mercado e devem envolver pelo menos 15 empresas dos 18 países do Sul e Sudeste da Ásia abrangidos pelo programa Asia- Invest.

  • Os eventos do Asia-INTERPRISE devem incidir sobre um único sector económico principal ou no máximo três sub-sectores relacionados e deve reunir pelo menos três grupos empresariais (mínimo de 15 empresas por grupo) de dois Estados Membros e de um país asiático. São aceites todos os sectores económicos, incluindo indústria e serviços.

  • 'Business Meetings' deve incidir em três ou quatro principais sectores económicos. São aceites todos os sectores económicos, incluindo indústria e serviços. Num Encontro Empresarial Bilateral deve participar um mínimo de 75 empresas, de pelo menos 5-6 países (dependendo de o evento ser organizado na Europa ou Ásia).

  • "'Business Meetings' deve incidir em três ou quatro principais sectores económicos. São aceites todos os sectores económicos, incluindo indústria e serviços. Num Encontro Empresarial Bilateral deve participar um mínimo de 75 empresas, de pelo menos 5-6 países (dependendo de o evento ser organizado na Europa ou Ásia).

 

Apoio financeiro da União Europeia

O máximo da ajuda financeira da Comunidade será:

  • 160 000 euros para planos de 'Market Place Monitoring' com um nível máximo de cofinanciamento não superior a 50% do total dos totais elegíveis.

  • 60 000 euros para planos de 'Language and Business Culture Familiarisation' com um nível máximo de cofinanciamento não superior a 50% do total dos custos elegíveis.

  • 120 000 euros para planos de 'Assistência Técnica' com nível máximo de cofinanciamento cujo montante se situa entre 50% e 80% do total dos custos elegíveis dependendo do país beneficiário (Ver Linhas orientadoras para candidatos 2000)

  • 100 000 euros para projectos 'Asia INTERPRISE' com um nível máximo de cofinancimanto não superior a 50% do total dos custos elegíveis.

  • 200 000 euros para o programa 'Business Meeting' com um nível máximo de cofinancimamento não superior a 50% do total dos custos elegíveis.

 

Financiamento da UE

De acordo com a linha de Orçamento B7 - 301, o programa Asia- Invest tem um orçamento de 45 milhões de euros para cinco anos (1997-2002).

 

Implementação

A Comissão Europeia e o Comité Consultivo do Asia-Invest são responsáveis por desenvolver e chegar a acordo sobre o programa de trabalho anual (geográfico, sectorial e financiamento) do Asia- Invest. O Comité Consultivo é composto por organismos a nível da UE, representando organizações envolvidas na cooperação económica com a Ásia, tais como EUROCHAMBRES (Cãmaras de Comércio Europeias) e UEAPME (Associação Europeia para pequenas e médias empresas).

A Comissão Europeia analisa e avalia as candidaturas para financiamento, com a assistência de peritos e de acordo com os critérios estabelecidos nas Linhas orientadoras para candidatos 2000.

 

Meios de comunicação

Está disponível a seguinte informação no website da Asia- Invest: www.asia-invest.com.

  • Relatórios derivados dos projectos Asia Investment Facility - informação acerca das oportunidades de investimento a surgir ou a desenvolver nos países da Ásia.

  • Informação relacionada com eventos do Asia-Partenariat - eventos empresa a empresa de grande escala que abranjam vários sectores e reúnam centenas de empresas.

  • Lista dos membros do Asia-Invest - incentivando mobilizadores de empresas europeias e asiáticas (câmaras de comércio, organizações de empregadores) a reforçar relações.

  • Materiais de informação produzidos pelo secretariado do Asia- Invest:

    • Boletim Asia-Invest - está disponível de dois em dois meses em versão electrónica no website do Asia-Invest ou em papel através do secretariado do Asia-Invest (ver endereço em baixo indicado).

    • Brochuras Asia-Invest - estão disponíveis através do secretariado do Asia-Invest.

    • Questões mais perguntadas e respectivas respostas - estão disponíveis no website do Asia-Invest. Pode ser feito o download das linhas orientadoras dos candidatos para os dispositivos abaixo referidos através de: http://www.asia-invest.com/newhtml/guidelines.htm ou http://ec.europa.eu/scr/tender/index.htm>

  • Market Place Monitoring
  • Language and Business Culture Familiarisation
  • Technical Assistance
  • Asia-INTERPRISE
  • Business Meeting Programme

 

Outras Fontes de Informação

  • Secretariado do Asia-Invest
    Rue Archimède 17,
    B - 1000 Brussels
    Telefone: 00 32 2 282 1750
    Fax: 00 32 2 282 1760
    E-mail: asia.invest@asia-invest.com
    Website: www.asia-invest.com

  • Asia-Invest Antennae - informação e pontos de contacto na EU (23) e Ásia (10) para o programa Asia-Invest. Está disponível uma lista completa de endereços no website do Asia-Invest.

 


01/2001


European Flag

Comissão
Europeia

Direcçáo-geral
da Agricultura