ADVERTÊNCIA IMPORTANTE - As informações contidas neste sítio Internet estão sujeitas e a uma cláusula de exclusão de responsabilidade e a um aviso relativo ao copyright

esdeenfritpt


(Re)povoar o meio rural

Sumário

 

Em poucas palavras...
Yves Champetier, Director, Observatório Europeo LEADER

Novas populações em meio rural: do acolhimento ao acompanhamento
Vários territórios rurais sofrem um declínio demográfico e um envelhecimento da sua população. Mas deparam-se também com um novo interesse por parte dos citadinos que procuram aí instalar-se. À escala europeia, os territórios organizam-se de maneiras muito diversas face à chegada destas novas populações.

 

(Re)povoar o Leitrim e o North-Roscommon (Irlanda): uma questão de qualidade de vida
Da ajuda ao alojamento à renovação de um cinema, passando pela valorização de espaços de lazer, criação de novos serviços e de novas actividades, existe toda uma gama de meios que são utilizados para atrair novos habitantes na zona menos povoada da Irlanda. O LEADER é um elemento-chave deste dispositivo.

  • Reinstalação em meio rural: A via irlandesa
    O sucesso da “Rural Resettlement Ireland”, associação de ajuda à reinstalação em meio rural de famílias urbanas desfavorecidas, estimulou o governo irlandês a lançar um programa-piloto visando aprofundar a experiência e alargá-la a outras categorias da população. Estão agora envolvidos nove territórios rurais, todos eles cobertos pelo LEADER.

 

Reocupação neo-rural
Com a terciarização acelerada da economia do país, o meio rural português já não retém os seus jovens, que preferem a cidade à aldeia e os empregos assalariados nos serviços à exploração de uma quinta ou a uma actividade artesanal independente. Contrariando esta tendência, toda uma legião de urbanos - portugueses, mas sobretudo oriundos do norte da Europa - está a encontrar o seu “lugar ao sol” no interior de algumas regiões, o que constitui uma verdadeira reocupação rural. Encontro com os empresários (neo)rurais das zonas LEADER Entre Lousã e Zêzere (Centro) e Sudoeste (Algarve/Alentejo).

 


Você pode também carregar a
versão PDF do LEADER Magazine n°22.

Adobe
Para ler e imprimir estas páginas,
carregue e instale
Acrobat Reader ©,
software gratuito.


European Flag

Comissão
Europeia

Direcçáo-geral
da Agricultura