ADVERTÊNCIA IMPORTANTE - As informações contidas neste sítio Internet estão sujeitas e a uma cláusula de exclusão de responsabilidade e a um aviso relativo ao copyright

esdeenfritpt


O Modelo Rural Europeu

Índice

 

Em poucas palavras...
Franz Fischler, Membro da Comissão Europeia,
responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural


A Europa rural na viragem do terceiro milénio
A palavra-chave: "diversidade"

Nos anos 90, as zonas rurais reservaram aos europeus e aos seus dirigentes políticos uma "boa surpresa", afirmando-se por vezes como espaços dinâmicos e inovadores, atraentes para citadinos e empresas. Viagem através da Europa rural de hoje.


Defender o modelo rural e agrícola europeu na OMC
Para que as potencialidades do mundo rural sejam plenamente exploradas, tendo em conta a importância socioeconómica e também histórico-cultural da agricultura no mundo rural europeu, é essencial manter o carácter multifuncional da agricultura europeia.


Desenvolvimento rural, modelo europeu e Iniciativa LEADER: 4 olhares exteriores
Como se encontra o desenvolvimento rural fora da União Européia? Como os outros vêem o "Modelo Rural Europeu"? O programa LEADER pode ser exportado? O que a Europa pode aprender à partir das experiências de outros países industrializados no mundo? O LEADER Magazine faz essas perguntas à um americano, um canadense, um japonês e um estoniano.


O Tigre Duhallow
No contexto do elevado crescimento que a Irlanda atravessa, os habitantes e as empresas do Duhallow lançam projectos económicos, sociais, culturais e ambientais fortes e inovadores.


O LEADER em Livradois-Forez (Auvergne, França): Um "mais" para o Parque
Os "Parques Naturais Regionais" franceses funcionam segundo princípios idênticos em muitos pontos aos do LEADER. A prova é dada pelo Parque Livradois-Forez em Auvergne.


Estação de Serviço
Criada com o LEADER I, a associação CEDERNA-GARALUR centra a sua intervenção na criação de actividades e empregos no domínio dos serviços às empresas, ao turismo e à produção artesanal.


Geminar cidade e campo
Como o seu nome indica, o grupo LEADER Stad och Land - Hand i Hand ("Cidade e campo de mãos dadas") baseia a sua intervenção nas sinergias cidade-campo.

 

fonte: LEADER Magazine nr.25 - Inverno 2000/2001


European Flag

Comissão
Europeia

Direcçáo-geral
da Agricultura