Percurso de navegação

 

Outras ferramentas

Espaço dos mais novos

Hoje vamos visitar a quinta da Oona, que vive na Irlanda. Na sua quinta, há muitas galinhas que põem ovos e vacas que dão leite. Há alguns anos, a Oona decidiu transformar a quinta numa exploração biológica. Vamos ver o que é que isso quer dizer e o que é que ela teve de fazer para isso.

Sabes como é que os alimentos biológicos que se compram no supermercado são produzidos a partir de uma simples semente? Vamos percorrer o caminho que os alimentos fazem desde a quinta até à tua mesa.

Jogos e questionários

Estas são as galinhas da quinta da Oona, que põem ovos biológicos. O que faz a Oona para ter a certeza de que os ovos das galinhas são biológicos?

Print version of the pageTo top of the page
Figura: Galinhas à entrada de uma quinta biológica, num prado verdeAs galinhas numa quinta biológica vagueiam livres e comem apenas alimentos naturais. Os seus bicos não são cortados e as suas asas não são aparadas. Geralmente vivem em grupos pequenos com outras galinhas e põem os seus ovos num ambiente confortável. Os agricultores biológicos seguem regras especiais que permitem às galinhas terem uma vida o mais saudável e feliz possível.
Figura: Uma galinha no galinheiro sentada no poleiroOs ovos são recolhidos pelo agricultor. Por vezes ele vende os ovos directamente na sua quinta ou num mercado próximo, com outros agricultores. E por vezes vendem-nos a empresas que os entregam a supermercados e restaurantes.
Figura: Os ovos são limpos e colocados em cartões, depois de etiquetados com o logótipo da quinta biológicaAntes dos ovos biológicos serem vendidos, eles são limpos e embalados em cartão com símbolos e informações no rótulo que explicam onde, como e por quem foram produzidos. Os ovos também podem tornar-se em ingrediente de outros produtos como massas ou doces, que recebem os mesmos símbolos e informações no rótulo.
Figura: Um pai e o seu filho estão no supermercado a comprar comida e seleccionam alimentos biológicos, como os ovosQuando a tua família e outras compram ovos ou produtos com estes símbolos e rótulos especiais, ficam a saber como o agricultor seguiu regras especiais e como as galinhas que puseram os ovos vivem felizes e saudáveis. E prepara-te para comer uma refeição deliciosa e de alta qualidade.

A vaca e o leite

As vacas da Oona são vacas leiteiras biológicas.
Sabes o que faz com que o leite seja biológico?

Print version of the pageTo top of the page
Figura: Vacas em prados verdesAs vacas numa quinta biológica não estão permanentemente presas nem fechadas, mas livres, em campos verdes nos quais se alimentam de pastagens naturais. Os criadores que cuidam destas vacas seguem regras que garantem o seu conforto, e que fornecem leite fresco e de alta qualidade.
Figura: Unidade de produção de leite com quatro vacas a ser ordenhadas e um produtorOs criadores recolhem regularmente o leite e enviam-no para empresas de lacticínios especiais que o engarrafam ou o utilizam para fabricarem lacticínios frescos e deliciosos, como queijos, iogurtes, natas e gelados.
Figura: Leite em garrafas num linha de produção. O logótipo de agricultura biológica está colocado numa garrafaQuando o leite biológico é engarrafado ou transformado em produtos lácteos, estes recebem um símbolo especial ou informação no rótulo sobre onde, como e por quem foram produzidos. Estes produtos são depois vendidos em locais como lojas biológicas, supermercados, restaurantes e cafés.
Figura: Uma família toda junta a jantar; juntamente com o leite, vários produtos e alimentos biológicos estão na mesaQuando famílias como a tua compram leite e produtos lácteos com estes símbolos e rótulos especiais, ficam a saber sobre as regras especiais que o agricultor teve que seguir e sobre a vida saudável e confortável que a vaca desfruta. E podem pensar nisso enquanto comem os seus iogurtes, tigelas de cereais com leite e outros produtos deliciosos!

«Como tornei a minha quinta numa exploração agrícola biológica»

Descobre como esta família irlandesampeg-4v(25 MB) Traduções da ligação anterior  transformou a sua quinta numa quinta biológica.

O faz com que o leite seja biológico?

Tens alguma ideia do que faz com que o leite seja biológico? Aprende com o próprio agricultor.mpeg-4v(25 MB) Traduções da ligação anterior 

Jogos e passatempos

Tens boa memória? Joga ao jogo de memóriaswf(305 kB) Traduções da ligação anterior  sobre a agricultura biológica

As aventuras da Júlia e do Estêvão

Acompanha as aventuras da Júlia e do Estêvão em banda desenhadapdf(4 MB) Traduções da ligação anterior  e fica a saber muitas coisas sobre o mundo da agricultura biológica.