Percurso de navegação

 

Outras ferramentas

Confiança dos consumidores

Mais de 70% dos cidadãos europeus afirmam ter confiança nos produtos biológicos. No entanto, cerca de 60% são a favor de uma melhoria do sistema de controlo. O interesse dos consumidores por este tipo de produtos não tem apenas a ver com a sua qualidade, mas também com a vontade de proteger o ambiente, de garantir que os animais são criados em boas condições e de incentivar o desenvolvimento rural.

Certificação e confiança

  • Logótipo e rotulagem da UE: constituem uma forma simples e rápida de ajudar os consumidores a reconhecer os produtos biológicos e são um dos elementos que garantem que esses produtos obedecem sempre às mesmas normas elevadas.
  • Qualidade dos alimentos: 90% dos europeus consideram que o termo «biológico» significa, por definição, «isento de OGM». Descubra que restrições existem em matéria de pesticidas, adubos e antibióticos e o modo como os agricultores biológicos criam produtos de qualidade através da rotação das culturas e do cultivo sazonal.
  • Inspeções e controlos: apenas metade dos europeus sabe que os operadores do setor biológico são controlados pelo menos uma vez por ano. Descubra o processo de controlo do princípio até ao fim.
  • Cadeia de abastecimento curta: na agricultura biológica, o tempo e a distância que vão da exploração agrícola à mesa dos consumidores são muito reduzidos.

Ambiente

A produção biológica combina três elementos: boas práticas ambientais, promoção da biodiversidade e preservação dos recursos naturais. Trata-se de um método de produção que utiliza substâncias e processos naturais. A produção biológica contribui para a proteção do ambiente.

Bem-estar dos animais

A aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais que respeitam as necessidades específicas de cada espécie é um dos princípios da produção biológica. Isto implica selecionar as raças e as práticas de criação adequadas, bem como preservar a saúde animal através da estimulação das defesas imunológicas naturais. O bem-estar dos animais deve ser assegurado ao longo de todo o processo de produção.