Agricultura e Desenvolvimento Rural

A PAC no seu país

A PAC no seu país

A PAC no seu país
A PAC no seu país

A política agrícola comum (PAC) visa ajudar os agricultores europeus a satisfazerem as necessidades alimentares de 500 milhões de europeus. Os seus principais objetivos são assegurar um aprovisionamento estável em alimentos seguros a preços acessíveis e, simultaneamente, garantir um nível de vida digno aos agricultores.

 

Desde a sua criação em 1962, a PAC sofreu um grande número alterações, evoluindo de uma abordagem inicial em que a tónica era colocada na quantidade para uma abordagem virada para o mercado e para a qualidade, a segurança e a rastreabilidade dos alimentos, o respeito do bem-estar dos animais, a proteção do ambiente em sentido mais lato e a sustentabilidade.

 

A agricultura europeia disponibiliza as matérias-primas para a dinâmica indústria agroalimentar da UE - o setor que mais pessoas emprega na União - continuando a ser um importante motor da economia rural em sentido lato. As preocupações com as alterações climáticas e questões como a perda de biodiversidade e a qualidade da água e dos solos conferem uma importância cada vez maior à agricultura na gestão sustentável dos recursos naturais. A CAP apoia os agricultores nestes domínios, em relação aos quais não recebem qualquer remuneração do mercado.

 

A mais recente reforma da PAC em 2013 introduziu medidas específicas para «pagamentos diretos ecológicos» relacionados com a prestação de bens públicos ambientais, associando a produção viável de alimentos, a gestão sustentável dos solos agrícolas e práticas respeitadoras do ambiente.

 

Embora seja uma política comum aplicável aos 28 países da UE, a nova PAC proporciona a flexibilidade necessária para que estes possam adaptar alguns dos seus instrumentos às situações nacionais específicas. Esta série de fichas informativas ilustra a forma como os países da UE decidiram aplicar a reforma de 2013 no período que termina em 2020, nomeadamente através do modelo de pagamentos diretos e dos programas de desenvolvimento rural. Descubra os resultados obtidos pela PAC no seu país (2007-13) e informe-se sobre os futuros desafios nos vários Estados-Membros:

 

(serão publicadas brevemente mais fichas por país)

 

Fichas informativas estatísticas com os principais dados agrícolas e económicos relativos à União Europeia e aos Estados-Membros