A política agrícola europeia em poucas palavras

Os agricultores europeus desempenham um papel essencial na nossa economia e na nossa sociedade. Asseguram a mais de 500 milhões de cidadãos europeus o abastecimento fiável de alimentos seguros, saudáveis e a preços acessíveis. Também contamos com eles para protegerem o ambiente e garantirem a vitalidade das nossas áreas rurais.

Para ajudá-los a prestar esses benefícios públicos, a União Europeia criou a Política Agrícola Comum ou ‘PAC’. Desde a sua criação em 1962, a PAC evoluiu para poder dar resposta aos desafios globais que nos afetam a todos.

Em Junho de 2013, as instituições da União Europeia chegaram a acordo sobre uma nova orientação para a PAC. A mais recente reforma procura ajudar os agricultores a assegurarem o abastecimento a longo prazo de alimentos de qualidade, a tornarem o setor agrícola mais sustentável e a manterem a diversidade do espaço rural, das tradições e das práticas agrícolas europeias.

A PAC é uma política comum a todos os Estados-Membros da União Europeia. É essencial para garantir o futuro da agricultura e da vida rural na Europa.

Saiba mais sobre a reforma da PAC.

Encontre um
evento no seu país

Aceda ao mapa de eventos europeus

Perguntas frequentes

sobre a
Política Agrícola Comum

Ler mais

Rede de comunicação
da PAC

Mais

A Política Agrícola Comum Europeia
em poucas palavras

Cantinho da Imprensa

Informações,
materiais e links
para jornalistas

Aceda aos materiais