Sobre

Política
Agrícola
Comum
EuropeiaPAC

Cuidar das
nossas raízes

Estudos recentes revelaram que a população urbana europeia e, em particular, os jovens, se sente cada vez mais afastada do espaço rural, enquanto fonte da sua alimentação, e não está ciente do papel importante que os agricultores têm na nossa sociedade.

Na sequência das decisões sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), a Direção-geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia desenvolveu uma campanha de comunicação específica sobre a PAC, intitulada 'Política Agrícola Comum Europeia: Cuidar das nossas raízes'.

A campanha promove entre os cidadãos europeus, em particular os habitantes das cidades, a importância da agricultura sustentável, não só para o fornecimento de alimentos saudáveis, mas também para o ambiente, o espaço rural e a economia.

Esta campanha de comunicação da UE-28 dirige-se sobretudo ao público em geral, aos professores e aos estudantes das escolas secundárias, e visa restabelecer a ligação entre a vida quotidiana dos habitantes das cidades e a agricultura, enquanto fonte de emprego, desenvolvimento rural e em termos de gestão dos recursos naturais e de proteção do ambiente.

As ferramentas da campanha são:

  • Um sítio Web que explica o papel da PAC, dedicado ao público em geral, partes interessadas e professores;
  • Material audiovisual: vídeos curtos, anúncios de TV, anúncios de cinema e animações sobre os principais aspetos da reforma da PAC;
  • Eventos 'Quinta na Cidade' e outros eventos relacionados com a PAC;
  • Um pacote de entretenimento educativo para os estudantes.

A PAC nas nossas vidas

Concebida para ser mais justa, ecológica e eficiente, a reforma da PAC visa reforçar a parceria entre a Europa e os agricultores e proporcionar benefícios reais a mais de 500 milhões de consumidores europeus.

Constitui também uma excelente oportunidade para reunir cidadãos, agricultores, ONG, outros agentes rurais, autoridades nacionais, regionais e locais e a Comissão Europeia, de forma a melhor compreender e debater a importância da agricultura nas nossas vidas e na das gerações futuras.

Um projeto comum

Como pode envolver-se? Perca algum tempo a explorar este sítio Web! Este informa-o sobre os principais aspetos da nova PAC e sobre a forma como esta ajuda a agricultura a dar resposta aos desafios globais que nos afetam a todos.

Os cidadãos podem encontrar uma série de informações factuais, assim como eventos interativos divertidos, adaptados às suas necessidades. Também estão disponíveis materiais específicos para agricultores, partes interessadas e professores.

As perguntas frequentes e as animações explicam em linguagem simples o que a nova versão da PAC representa para os europeus. Também pode encontrar informações adicionais nas secções Reforma da CAP e A PAC em detalhe.

Uma série de vídeos curtos ilustram as diferentes características da PAC. Existe ainda uma secção de eventos, destinada a especialistas e ao público em geral, permitindo assim dar vida à agricultura e à nova PAC.

Encontre um evento

Deseja debater questões agrícolas com outros agentes rurais? Gostaria de visitar uma quinta com a sua família? Está interessado em conhecer os diferentes tipos de práticas agrícolas em toda e Europa ou experimentar a diversidade dos produtos agrícolas europeus? A nossa secção Eventos no seu país fornece informações sobre todo o tipo de atividades, tais como conferências, feiras, exposições, «piqueniques na cidade» e «quintas abertas»

Organize o seu próprio evento

Feiras, seminários, quintas na cidade, workshops, festivais, concursos… Está a planear o seu próprio evento sobre a PAC e os temas da agricultura e/ou do desenvolvimento rural? Então visite a nossa secção Caixa de ferramentas para obter materiais de comunicação gratuitos, incluindo cartazes, vídeos, expositores enroláveis e bandeiras! Pretende atingir um público o mais alargado possível? Envie-nos o seu projeto para o incluirmos no nosso mapa de eventos europeus. Para o fazer, preencha e envie o formulário em linha disponível na secção Eventos no seu país.

A PAC em Bruxelles Champêtre

No dia 22 de setembro de 2013, durante o dia de Bruxelas ‘sem carros’, a Place des Palais transformou-se numa paisagem rural pitoresca, cheia de diversões e de atividades pedagógicas para toda a família.

Mais de 8 000 pessoas fizeram uma visita especial ao pavilhão da Comissão Europeia (Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural). Neste pavilhão, os visitantes participaram em várias atividades divertidas e criativas destinadas a sensibilizar para a importância da agricultura nas suas vidas – e para o modo como a PAC ajuda os agricultores a garantirem a alimentação de mais de 500 milhões de cidadãos da União, a protegerem o ambiente e a preservarem a vitalidade dos espaços rurais tão diversos na Europa.