Percurso de navegação

UE recompensa a excelência - 21/03/2008

Uns dos vencedores dos prémios de iniciativa empresarial de 2007 com o troféu

O reconhecimento de realizações notáveis pode ser uma forma de promover políticas importantes: os concursos da UE constituem uma óptima oportunidade para a participação dos cidadãos.

As realizações individuais e as iniciativas empresariais são um factor determinante do progresso social. As descobertas no domínio da investigação em medicina, o desenvolvimento de transportes ecológicos em áreas urbanas ou os trabalhos de jornalismo de investigação de grande qualidade são exemplos bastante diversos de feitos que ajudam a Europa a avançar na boa direcção.

A UE reconhece a importância deste tipo de contributos excepcionais através de numeroso prémios, que servem também para sensibilizar a opinião pública para algumas questões importantes e fomentam um maior envolvimento do público.

Todos podem participar: são organizados concursos numa multiplicidade de domínios que vão desde o empreendedorismo, à ciência e tecnologia e ao ambiente e saúde, passando pelo jornalismo, o desenvolvimento regional e a cultura Alguns recompensam pessoas, outros empresas, grupos de cientistas ou organizações. Muitos destes concursos dirigem-se especialmente aos jovens e às escolas.

Até ao fim deste mês, por exemplo, as escolas podem participar Prémio Desenvolvimento para Jovens enviando um cartaz ou uma apresentação multimédia. A edição deste ano é sobre o continente africano e o desenvolvimento sustentável. Os participantes podem ganhar uma viagem a África e ver como funciona a ajuda ao desenvolvimento da UE no terreno.

Entre os concursos que serão organizados proximamente encontram-se o concurso Inventor do Ano English, que recompensa as melhores invenções das últimas décadas, e o Prémio Lorenzo Natali English, atribuído a jornalistas que se tenham evidenciado por reportagens sobre os direitos humanos e a democracia.

As Representações da Comissão nos países da UE também organizam muitos concursos localmente.

Para além de representar uma oportunidade de ganhar um prémio, a participação nestes concursos pode levar ao reconhecimento internacional e abrir muitas portas aos vencedores.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis